Num lugar entre o vento

Num lugar entre o vento, reúne fotografias de Rui Dias Monteiro provenientes de duas séries diferentes e um vídeo que dá título a esta mostra.

Depois de apresentadas na exposição com o mesmo título Sobre cada Erva (Espaço Arte Tranquilidade, Março/Maio 2014, com curadoria de Maria do Mar Fazenda) esta série é agora visível no MIRA FORUM, juntamente com a edição Sob Cada Erva, ambas com uma nova apresentação e às quais se junta um excerto do vídeo Num lugar entre o vento (trabalho ainda em progresso).

Sobre Cada Erva apresenta-se com nova selecção de imagens que se adaptam às condições espaciais e materiais do MIRA FORUM. A publicação de autor Sob Cada Erva (editada com Filipa Valladares em 2014) foi apresentada como livro/objecto na exposição acima referida e é aqui desdobrada em formato expositivo numa mesa, para além do próprio livro e da edição especial com uma fotografia. O vídeo, como única acção relatada, torna-se uma forma de unir estas duas pontas de uma mesma linha de pensamento visual.

Na sequência das anteriores séries do autor, estes três trabalhos mostram-nos uma leitura sobre a paisagem (interior e exterior) no contexto rural contemporâneo em contraste e em semelhança com a paisagem urbana nos seus pormenores materiais, no desenho da sombra ou na frontalidade dos objectos retratados.  
Podemos contextualizar o ambiente sobre o qual as imagens a cores e o vídeo se debruçam, partindo da Beira Baixa (região de onde o autor é originário) e tendo como base a vivência quotidiana. Rui Dias Monteiro dá-nos a ver a realidade que o rodeia, numa poesia onde a luz recorta os objectos comuns e os gestos fugazes. Por outro lado, no livro, a sua abordagem crua à cidade (Lisboa, onde vive) aproxima estes dois lugares/momentos num tempo de paragem e observação sobre os espaços e os objectos em imagens a preto e branco. Um movimento do olhar que se fixa em cada imagem e que é agora apresentado nas paredes de granito do MIRA FORUM.

Julho de 2014,
Filipa Valladares

Pesquisar